O EFEITO FOTOVOLTAICO

Atualmente a energia fotovoltaica é utilizada mundialmente das mais diversas maneiras, porém para entendermos como funciona este tipo de geração de energia elétrica, primeiro precisamos conhecer o principal componente do sistema, que é a célula fotovoltaica.

O termo fotovoltaico significa a transformação da radiação solar diretamente em energia elétrica, utilizando as células fotovoltaicas, também chamadas de células solares.

As células fotovoltaicas são constituídas de materiais semicondutores como o silício cristalino por exemplo, que é o mais utilizado para a construção destas células. *(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

No desenho acima, vemos a representação de uma célula fotovoltaica de silício mostrando como se forma a energia elétrica através da incidência de luz.

O sol envia para a terra ondas eletromagnética e junto com elas partículas minúsculas, chamadas fótons.

As linhas amarelas representam os fótons enviados pelo sol.

Ao atingirem a célula solar, os fótons entram em atrito com os elétrons, fazendo com que estes se desloquem, dando origem a uma corrente elétrica que acontece se houver um circuito fechado.

Se neste caso, a célula tiver uma carga elétrica ligada, como por exemplo uma lâmpada, esta irá acender.

Uma célula fotovoltaica é a unidade básica de um sistema fotovoltaico. É a responsável pela conversão da radiação solar em eletricidade. Como uma única célula não é suficiente para gerar potências elétricas elevadas, os fabricantes associam várias células e as encapsulam para proteção, formando assim um módulo fotovoltaico (conjunto de células).

A utilização da energia solar fotovoltaica é cada vez maior em todo o mundo, pois é considerada uma energia limpa e renovável e sua aplicação acontece de diversas maneiras, desde a mais simples como uma fotocélula para acendimento e controle da ligação de lâmpadas, células solares para ligação de equipamentos eletrônicos com calculadoras e relógios por exemplo e até na construção de módulos fotovoltaicos para a construção de usinas de geração e energia elétrica.


7 visualizações
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram

Universidade do Negócio Solar © 2020 Todos os direitos reservados